14 tipos de papéis que todo profissional gráfico deve conhecer

1. Offset

O papel offset é o mais utilizado para impressões em geral, por isso é muito conhecido popularmente como “papel comum”. Ele é branco, fosco, tem textura lisa e sua gramatura pode variar de 56 g/m² até próximo de 300 g/m².

Use essa alternativa, principalmente, para o miolo de livros e em peças que serão utilizadas para escrita, como o papel timbrado e os blocos de notas.

2. Jornal

Esse tipo de papel se popularizou, como o nome indica, pelo seu uso em jornais. É uma opção fina e pouco resistente, mas barata e ideal para tiragens muito grandes. Normalmente, é indicado para impressões de vários textos e algumas imagens.

Você pode aplicá-lo também em revistas e, caso esteja inspirado, misturar sua aplicação com gramaturas maiores para criar peças de design diferenciadas.

3. Couché

Se o offset é muito lembrado para o uso geral, o couché é a principal escolha para peças de design, principalmente cartões de visita, flyers e folders. Seu nome vem da palavra francesa para “camada”, devido a uma película de acabamento que deixa sua superfície mais lisa.

Evite seu uso para textos extensos, mas abuse das cores na hora de imprimir em couché. Existe uma gama enorme de gramaturas e opções com camada brilhante ou fosca — tudo para a melhor apresentação possível do seu trabalho.

4. Papel revista

Por falar em publicações e periódicos, o papel revista merece destaque. Na verdade, trata-se de um couché com gramatura menor.

Isso o torna mais fino e fácil de manusear. Além disso, ele recebe bem textos e imagens, que são impressos com vivacidade. É uma escolha intermediária que pode levar o seu projeto a um novo nível.

5. Duplex

O papel duplex tem este nome por ser composto de duas camadas: uma lisa e acetinada e outra sem branqueamento. É resistente e, geralmente, permite a impressão em apenas um dos lados.

Ele é ideal para a impressão de embalagens e caixas por ter uma estrutura resistente e boa qualidade de cores.

6. Cartão

O papel cartão é um tipo de duplex, pois apresenta duas fases. Uma delas é lisa e recebe bem cores e impressão. Já a outra tem uma gramatura maior, o que lhe confere bastante resistência e durabilidade.

O próprio nome já indica que seu uso principal é na elaboração de cartões de visitas, mas você também pode buscar novas formas de divulgar os serviços ou produtos. Normalmente, varia de 150 a 240 g/m².

7. Reciclato

O reciclato é um tipo de papel obtido por meio da reciclagem do offset. Por sua natureza, ele tem cores e texturas únicas que valorizam muito uma peça de design pensada para ele.

Há várias opções de gramaturas diferentes e ele pode ser usado em qualquer peça. Apenas tenha cuidado para não misturar conceitos e tornar a mensagem do seu design confusa.

8. Kraft

O papel kraft é um dos tipos de papéis não branqueados e se caracteriza por sua tonalidade amarronzada que lembra o papelão. É versátil para a produção de embalagens, sacolas e envelopes e pode valorizar um produto se for utilizado da forma correta.

Por ter uma cor característica, evite usar muitos tons no design a ser impresso nele. O ideal é adequá-los para que eles se destaquem e não se misturem.

9. Fotográfico

O papel fotográfico, o tipo mais comum para fotografias há décadas, é um couché com uma camada extra de polietileno que faz as cores ficarem especialmente vivas e fiéis à realidade.

Ainda que seu uso em fotos seja óbvio, ele oferece uma característica de impressão que pode tornar uma peça de design muito interessante e atraente caso seja utilizado de forma inteligente.

10. Vergê

Entre os tipos de papéis com textura, o vergê se destaca. Ele é marcado por pequenas linhas paralelas e sua gramatura vai de 80 a 180 g/m².

Ele recebe textos muito bem, mas não é tão adequado para imagens, por exemplo. É um tanto mais firme que o sulfite, sem ser grosso demais. Por isso, é indicado para itens que demandam sofisticação, como convites e certificados.

11. Linho

Por falar em luxo, o papel de linho é uma escolha que chama a atenção. Seu nome faz referência à textura, que realmente lembra a de um tecido. Com o acabamento fosco, a sensação de exclusividade é garantida.

Trata-se de uma ótima opção para transmitir uma mensagem diferente, como em um menu com um toque de sofisticação ou no convite para um evento. Varia de 100 a 200 g/m², em média.

12. Aspen

Ao falar em elementos diferenciados, não dá para deixar de citar o aspen. Essa alternativa é levemente brilhante, com toque acetinado e reflexão perolada. A gramatura vai de 120 a 240 g/m², o que atende a diversas necessidades.

Esse material varia de acordo com a iluminação e tem um aspecto metálico, o que o torna ideal para composições formais e refinadas. Além dos convites, pode ser usado em artigos de luxo, como tags e elementos personalizados.

13. Vegetal

Com um efeito único, esse é um dos tipos de papéis mais interessantes disponíveis. Ele é feito somente com a fibra de celulose de modo que dispensa adicionais químicos. Como resultado, ele tem uma leve transparência ao mesmo tempo que apresenta toque macio. Sua gramatura, em geral, fica em torno de 180 g/m².

Ele é muito utilizado no acabamento, mas pode dar uma cara nova às suas peças de design. Um catálogo com esse componente, por exemplo, ajuda a aumentar a expectativa de quem está prestes a ver as imagens. Também serve para convites — inclusive, como elemento moderno principal.

14. Pólen

Com uma proposta diferenciada, o papel pólen tem toda uma pegada de sustentabilidade. Ele não utiliza ácidos em sua fabricação, o que dá origem a uma tonalidade off-white. Por causa de suas características, ele reflete menos luz que a versão branca, o que melhora a leitura e a apresentação.

É muito aplicado em editoras de livros, mas também serve para compor cadernos, agendas e blocos de anotação. A gramatura fica entre 80 a 90 g/m², mas é possível encontrar outras opções.

Esses não são os únicos tipos de papéis existentes no mercado, mas são os mais comuns e versáteis para imprimir e mostrar ao mundo suas peças de design da melhor forma possível.

Para ficar sempre atualizado e por dentro de novidades, acompanhe os nossos perfis no facebook e instagram.